Semcomp 2014 - falando sobre WebRTC

Minha palestra foi sobre WebRTC - Comunicação na web em tempo real. Mas se quiser ler uma histórinha, segue abaixo.

Ricardo Torres falando sobre WebRTC

Em março desse ano eu recebi a noticia que um amigo meu iria se casar, na verdade eu já sabia disso, mas dessa vez havia recebido a confirmação da data: 20 de setembro de 2014. Naquele momento eu não fazia ideia se estaria presente ou não, havia muitos fatores a serem considerados e o principal deles era o preço da passagem para o Brasil, que na época estava custando os olhos da cara. Para minha sorte a KLM fez uma promoção no mês de maio e eu consegui comprar por um preço bem confortável.

Em julho, a organização da Semcomp publicou a data oficial do evento em 2014: de 24 a 25 de setembro. Pouco tempo depois abriram o famoso Call for Papers. Há convite do Márcio Vicente, eu palestrei na Semcomp 2013 sobre o tema Responsive Web Design e havia curtido bastante, então pensei: por que não participar esse ano também? Palestrar é sempre muito bom, mas o melhor de tudo é que você sempre aprende muito, mesmo que já domine o assunto em questão. Acho que é por isso que eu amo palestrar.

Desde que comecei a trabalhar na comScore, tive a oportunidade de experimentar diversas tecnologias relativamente novas: Flexbox, Web Workers, WebRTC etc. Inclusive fui um dos vencedores do hackaton interno da filial de Amsterdam com um projeto baseado em WebRTC. Por esse mesmo motivo decidi que este seria o tema da minha palestra.

WebRTC, na minha opinião, é o futuro da comunicação em tempo real na web e até mesmo fora dela. Gigantes estão com equipes trabalhando o tempo inteiro para que uma especificação seja padronizada o mais rápido possível: Google, Mozilla e Microsoft são alguns desses gigantes. O Skype anunciou há poucos dias o Skype for Web, a versão web do cliente video-chat mais usado no mundo. O suporte aos navegadores é satisfatório, mas ainda requer a instalação de um plugin, assim como o Hangout da Google. A intenção é que num futuro próximo possam usar WebRTC (ORTC, nesse caso), eliminando a necessidade de qualquer plugin. Único problema é que enquanto os outros navegadores suportam WebRTC, o IE suporta ORTC, mas como a Google também tá trabalhando na especificação do ORTC, ainda não sei ao certo qual o melhor caminho.

A Semcomp durou quatro dias mas infelizmente só pude comparecer no dia em que palestrei e acabei dando sorte, já que encontrei os amigos Shankar Cabus, Rafael Verger, Helielson Santos, Wilson Mendes e Márcio Vicente, ainda tive a honra de conhecer e assistir à palestra do Maujor. Com excessão do Márcio, todos eles palestraram: Shankar falou sobre CSS, Rafael e Helielson falaram sobre o UMRUM, um projeto bem legal que começamos a fazer no ano passado e o Wilson falou sobre as novas APIs do HTML5. Uma pena não ter dado tempo de marcar um pós pra tomar uma com essa galera :{

Shankar Cabus falando sobre CSS

Na minha palestra tentei passar um overview de tudo que aprendi e experimentei com WebRTC. O feedback da galera foi excepcional como sempre. Infelizmente as palestras não foram gravadas, quem sabe no próximo ano? :}

Finalmente, gostaria de agradecer e parabenizar todos os envolvidos no evento. Foi foda!